Cacá Leão e Elmar Nascimento são alguns dos que defendem Rodrigo Maia publicamente
O líder da bancada do Democratas na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (DEM), condenou os ataques virtuais sofridos pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia, em função das tratativas para a Reforma da Previdência.
Parte dos ataques veio do filho do presidente Jair Bolsonaro, Carlos Bolsonaro (vereador pelo PSL no Rio de Janeiro), que questionou a disposição de Maia de colocar em tramitação o pacote anticrime proposto pelo ministro da Justiça Sérgio Moro.
“Há algo bem errado que não está certo!”, escreveu Carlos pelo Twitter, fazendo menção à crítica velada de Moro contra Maia: “Talvez alguns entendam que o combate ao crime pode ser adiado indefinidamente, mas o povo brasileiro não aguenta mais”, disse Moro.
Em resposta, Rodrigo Maia afirmou que a prioridade era a Reforma da Previdência. Chamou Sérgio Moro de “funcionário de Bolsonaro” e disse que o ministro não tem autoridade sobre a pauta de votação na Câmara.
No final da semana passada, Maia chegou promover um almoço com o presidente Jair Bolsonaro e ministros palacianos para afinar a relação. O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, também participou do encontro.
Como os ataques não cessaram, Maia informou ao Planalto que deixaria a articulação da Previdência.
“A coragem e o diálogo franco, ambos na vida real da política que visa um Brasil melhor, fazem Rodrigo Maia ser reconhecido como uma das figuras centrais neste difícil processo de reconstrução nacional, devolvendo à Câmara, que representa a vontade de cada brasileiro, um papel de protagonismo, necessário ao momento que estamos vivendo. É lamentável que ataques, muitas vezes anônimos, tenham o intuito único de denegrir reputações pessoais e institucionais”, escreveu Elmar Nascimento em nota oficial da bancada.
Pelo Twitter, Rodrigo Maia republicou diversas postagens de deputados federias que também questionam a postura do filho e aliados do presidente Jair Bolsonaro (PSL) no trato com o Legislativo.
O Pres @RodrigoMaia está certo! A responsabilidade de aprovar a reforma da previdência é do Presidente da República! O governo precisa descer do palanque e discutir com os parlamentares os ajustes. Mexer com o trabalhador rural e BPC não dá ! Tem que começar com quem ganha mais.
— Cacá Leão (@CacaLeao) March 23, 2019
Entre os posts retuitados estava o do deputado federal Cacá Leão (PP), segundo o qual “o governo precisa descer do palanque” e discutir o tema apropriadamente com os parlamentares.
“Não acreditamos que a saída para a crise possa ser outra”, completou Elmar em nota.