Deputados de diversos partidos apresentaram ao menos três projetos de lei para que o Congresso Nacional suspenda a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de reativar a bandeira vermelha na conta de luz, o que significa um aumento no preço pago pelo consumidor.
Os textos foram apresentados como projetos de decreto legislativo, ou seja, podem alterar a determinação sem que depois seja necessária a sanção do presidente da República para passar a valer. No entanto, ainda não há expectativa de que algum deles seja colocado em votação pela Câmara dos Deputados.
Os PDLs apresentados até agora são de autoria dos deputados federais André Figueiredo (PDT-CE), Celso Sabino (PSDB-PA) e Cassio Andrade (PSB-PA). Todos buscam “sustar os efeitos do Despacho nº 3.363, de 30 de novembro de 2020, do Superintendente de Gestão Tarifária da Agência Nacional de Energia Elétrica”.
Em sua justificativa, Sabino afirma que “estamos diante de um momento de grande vulnerabilidade social, haja visto o momento de crise sanitária provocado pelo surto de Covid-19, tal atitude impacta diretamente a população num setor essencial para a sobrevivência, principalmente nos inúmeros casos de famílias de baixa renda”.