Deputados federais da base do governador Rui Costa (PT) já sinalizam apoio ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que derrotou no segundo turno o candidato Fernando Haddad, correligionário do chefe do Executivo baiano. Pelo menos cinco parlamentares que marcham com Rui na Bahia indicam que, nacionalmente, devem caminhar com Bolsonaro. Além do deputado federal João Bacelar (PR), que gravou um vídeo com o capitão no final de semana, Pastor Abílio Santana (PHS) declarou publicamente apoio ao capitão. Outro que deve integrar a base do presidente eleito é Zé Rocha (PR), seguindo a orientação do partido em uma possível aproximação com Bolsonaro.
Deputados de primeira viagem, Carlos Tito (Avante) e Raimundo Costa (PRP) devem seguir o mesmo caminho, segundo publicou o Correio da Bahia. Tito é ligado ao candidato ao Senado Comandante Rangel (PSL), um dos homens de confiança de Bolsonaro no estado. Já Costa se manteve neutro na disputa nacional, mas deve seguir a tendência do partido de declarar apoio ao presidente.
Continuação
Líderes governistas acreditam que a composição dos partidos será similar à do governo de Michel Temer, especialmente com PSD, PP e PR. Na Bahia, as três legendas estão com Rui, enquanto nacionalmente integram a gestão de Temer, inclusive comandando ministérios. Agora, devem marchar com Temer. Embora alguns acreditem que haverá resistência de Bolsonaro em fazer alianças com apoiadores de Rui, lideranças ouvidas pela Satélite garantem que não haverá dificuldade em manter alianças com os governos federal e o estadual simultaneamente.
Por Luan Santos