Com a Câmara Federal vazia em uma semana na qual os deputados foram liberados de comparecer fisicamente ao Congresso, o deputado Gilvan da Federal (PL-ES) usou o plenário da Casa para desafiar o senador Marcos do Val (Podemos-ES) para um confronto físico. O desafio ocorre após um entrevero entre os dois, com direito a troca de empurrões, em um aeroporto do Espírito Santo. Gilvan disse que o desafio pode ser para uma luta “de boxe, MMA ou vale-tudo”.
— Aeroporto não é lugar de brigas, mas tem um senador chato que quer briga comigo. Quero dizer a todos, deputados ou senadores, que eu não vim aqui para brigar, mas, se quiserem, eu desafio em qualquer academia, que é o lugar certo. Pode marcar. Qualquer modalidade. Boxe, MMA, Vale tudo. Aqui no parlamento não é lugar de briga, muito menos no aeroporto. Marquem a academia, o dia, o horário, que eu estarei lá — garantiu.
A origem da desavença entre Gilvan de Marcos do Val teria sido um bate-boca em uma comissão do Congresso.
Marcos do Val se manifestou em seguida e declarou que vai procurar o Conselho de Ética.
— A função de um deputado federal é produzir resultados para o estado, com bons projetos de leis, enviando recursos para melhorar hospitais, escolas e a segurança pública para os capixabas, e não criar tumulto e confronto — disse.