O deputado estadual Tum (PSC) apresentou indicação ao governador Rui Costa, pedindo que seja aberta uma linha de crédito especial emergencial para os permissionários do subsistema complementar de transporte alternativo. O parlamentar destacou que “tal medida torna-se extremamente necessária em virtude das medidas restritivas à circulação de veículos e relativas ao isolamento social” como forma de evitar a rápida disseminação da pandemia do covid-19 no estado.
A categoria que, segundo Tum, apresenta um contingente de dez mil trabalhadores está sofrendo com a redução de sua “capacidade de honrar os compromissos financeiros e de sobrevivência”. O parlamentar diz ainda que a pandemia trouxe um sentimento generalizado de incertezas. Ele fez questão de que sua indicação fosse endereçada também ao secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Vinicius Foltz Cavalcanti; ao presidente da Agerba, Carlos Henrique Azevedo Martins, e ao presidente da Desenbahia, Francisco Alfredo Marcílio de Souza Miranda.
“O isolamento social, corretamente recomendado pelas autoridades, é necessário e imprescindível na contenção do contágio”, elogia Tum. Ele pondera, no entanto, que a medida diminui a renda das pessoas, “em particular, dos permissionários do subsistema complementar de transporte alternativo, que contribuem no dia a dia com a mobilidade da população e com a economia do estado”.