O deputado estadual Jacó Lula da Silva (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), indicação endereçada ao governador Rui Costa sugerindo a prorrogação de todas as bolsas dos estudantes de mestrado e doutorado mantidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) enquanto perdurar a pandemia da Covid-19.
O documento tramita na Assembleia Legislativa sob o número 24.635/2020 e vai ser apreciado pela Mesa Diretora antes de ser enviado ao Poder Executivo. Indicação é o instrumento previsto no Artigo 139 do Regimento Interno da Casa.
“A presente indicação tem por objetivo a prorrogação de todas as bolsas de estudantes de mestrado e doutorado, em virtude dos inúmeros prejuízos causados a todas as pesquisas pela situação de isolamento social imposta pela pandemia da Covid-19, que além de interromper as atividades das Instituições de Ensino, exigiu a readequação de projetos a esta nova situação”, explicou Jacó. Ele lembrou ainda que isto se soma “à grave situação de desemprego enfrentada pelo país, da qual nosso estado não está fora”.
“As bolsas têm sido fundamentais para o sustento dos/as estudantes e seus familiares e indispensável para realização de pesquisas qualificadas, ressaltando a relevância do financiamento público das pesquisas científicas por órgãos como a Fapesb”.