O deputado estadual Osni Cardoso (PT) solicitou ao governador Rui Costa (PT) que seja assegurado, às mulheres com elevado risco de desenvolver câncer de mama,a realização do teste de mapeamento genético pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado da Bahia. O pedido foi encaminhado em forma de indicação, conforme Art.139 do Regimento Interno do Legislativo baiano.
“A finalidade da presente indicação é assegurar, às mulheres que forem classificadas em laudo médico como tendo alto risco de desenvolver o câncer de mama, o acesso ao teste genético que identifica a mutação no gene BRCA, que demonstra grande possibilidade de desenvolvimento da doença, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado da Bahia”, justificou o parlamentar.
Osni Cardoso registrou que o câncer de mama responde por 25% dos novos casos anuais de câncer no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (Inca). “Mais de 70% dos pacientes são usuários do SUS e não tem acesso ao exame ou ao tratamento de precisão na rede privada. Portanto, é preciso universalizar a chamada medicina personalizada, sendo assegurada às mulheres no Sistema Único de Saúde do Estado da Bahia”, defendeu o petista.