O deputado estadual Luciano Simões Filho (União Brasil) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), projeto de resolução para conceder, in memoriam, a Comenda 2 de Julho ao médico Elsimar Metzker Coutinho. O parlamentar lembrou que o homenageado foi um cientista, professor, médico ginecologista “e personalidade televisiva” brasileiro.
O médico baiano iniciou seus estudos na cidade de Pojuca, onde nasceu, tendo concluído o secundário no Colégio Estadual da Bahia, em Salvador. Formou-se em Farmácia e em Medicina pela Universidade Federal da Bahia. Fez pós-graduação em endocrinologia na Universidade de Sorbonne, em Paris, e no Instituto Rockfeller, em Nova York. Como professor, pesquisador e cientista, fez suas descobertas mais notáveis.
Nos anos 60, após observar pela primeira vez os benefícios da supressão da menstruação, fez à humanidade uma extraordinária revelação: o primeiro anticoncepcional injetável de uso prolongado. Logo em seguida lançou outros importantes métodos contraceptivos, dentre os quais destacam-se os injetáveis, as pílulas para uso oral e vaginal e os implantes hormonais subcutâneos. Esses últimos permitiram a inédita liberação contínua e personalizada de hormônios no tratamento da supressão da menstruação e da contracepção. Na década de 1970, o médico gerou outra significativa polêmica após apresentar, no Congresso Mundial de População, em Bucareste, na Romênia, o anticoncepcional masculino.
Em 1996, com a publicação do quinto livro de sua autoria Menstruação, a sangria inútil, Dr. Elsimar Coutinho divulgou ao mundo o que considera sua maior contribuição à humanidade: a tese de que o fenômeno da menstruação é nocivo e supérfluo. Ele percebeu que a supressão da menstruação poderia contribuir para assegurar a preservação da saúde e a autoestima das mulheres. Quatro décadas depois, veio o reconhecimento: a eliminação da menstruação foi considerada um dos 10 maiores avanços da Medicina em todos os tempos. Toda sua trajetória médica e científica gerou contribuições que transformaram a humanidade nas áreas de sexualidade, reprodução humana assistida e reposição hormonal.