O deputado estadual Eduardo Salles (PP) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), um projeto de lei para instituir o Dia Estadual da Conscientização sobre a Síndrome de Edwards, a ser celebrado no dia 6 de maio.
O objetivo é a propagação de informações à sociedade e à comunidade médica para promover a visibilidade da Síndrome para fins de conscientização da população, dar ênfase à importância do apoio psicoemocional às famílias, garantir aos pacientes e aos seus familiares acesso a cuidados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e promover orientação à rede de atendimento hospitalar.
A Síndrome de Edwards, também conhecida como Trissomia 18, é a segunda condição genética que mais acontece no Brasil e ainda pouco conhecida pelas pessoas e pelos profissionais de saúde.
Segundo o parlamentar, o Poder Executivo, por meio dos órgãos diretamente vinculados às ações ligadas à proteção e defesa dos direitos humanos e da saúde, realizará seminários e debates para orientar, qualificar e fomentar a conscientização sobre a Síndrome de Edwards.