Em indicação protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Jordávio Ramos (PSDB) pede ao governo estadual que adote providências para a instalação de restaurantes populares em cada município baiano, de acordo com o porte da cidade. O objetivo, explicou o parlamentar, é oferecer refeições de qualidade a preços acessíveis à população.
Jordávio Ramos argumenta que os equipamentos vão atender uma necessidade premente da população baiana e representarão uma medida estratégica para combater a fome, promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. “A falta de acesso a uma alimentação adequada é uma realidade em muitas regiões da Bahia. Ao disponibilizar refeições nutritivas a preços acessíveis, os restaurantes populares têm o potencial de reduzir a fome, especialmente entre os grupos mais vulneráveis, promovendo a inclusão social e a equidade no acesso à alimentação”, defendeu.
O legislador justificou ainda que os restaurantes populares podem contribuir para melhorar a saúde e a nutrição da população, oferecendo refeições balanceadas e de qualidade, com opções diversificadas que atendam às necessidades alimentares de diferentes grupos, incluindo vegetarianos e pessoas com restrições alimentares.
“O sucesso do restaurante popular gerido pelo governo estadual em Salvador é um exemplo positivo a ser seguido. A sua operação eficiente e a qualidade das refeições fornecidas demonstram a viabilidade e o impacto positivo desse tipo de iniciativa, justificando a sua expansão para outras cidades baianas”, exemplificou Jordávio Ramos.
O parlamentar também disse que a instalação dos restaurantes populares, geridos pelo governo estadual, não afetará o funcionamento dos restaurantes populares municipais, principalmente àqueles bem geridos, como em Juazeiro. “Essa garantia é essencial para assegurar a continuidade dos serviços prestados pelos municípios, sem prejuízo à população em geral”, ressaltou.