O deputado Bobô (PCdoB) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), uma indicação, direcionada ao governador Rui Costa, para que analise a possibilidade de implantação de uma loteria estadual e que parte do recurso, oriundo desta atividade, seja destinada à criação do Fundo Estadual de Esporte e Lazer.
O parlamentar explica que, depois do Supremo Tribunal Federal (STF) decidir por unanimidade, a exploração de loterias não é exclusividade da União, os governos dos estados e do Distrito Federal também podem gerenciar atividades lotéricas. O comunista está convencido de que a implantação da loteria seria uma significativa fonte de receita do Estado, possibilitando a distribuição de parte do valor arrecadado a vários setores importantes para fomentar o desenvolvimento social da Bahia.
“A criação do Fundo Estadual do Esporte e Lazer contempla os atletas e todos que são tocados através de políticas públicas que beneficiem esporte e lazer, que possuem o poder de aproximar as pessoas e impactar vidas positivamente”, declara o legislador. O presidente da Comissão Especial de Desporto, Paradesporto e Lazer da ALBA ainda apresenta outros argumentos para que o chefe do Executivo baiano atenda sua reivindicação. Bobô adianta que alguns estados da federação, como Santa Catarina, São Paulo e Maranhão já se anteciparam e criaram o referido fundo, “aumentando o incentivo ao esporte e oportunizando a melhoria na qualidade de vida de milhares de pessoas”. Além disso, finaliza o parlamentar, foram criadas leis que determinam formas de manutenção do fundo.