sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / COMENDA 2 DE JULHO / Deputado sugere ‘Comenda 2 de Julho’ para prefeita Edione Oliveira Agostinone
quinta-feira 30 de maio de 2024 às 15:54h

Deputado sugere ‘Comenda 2 de Julho’ para prefeita Edione Oliveira Agostinone

COMENDA 2 DE JULHO, NOTÍCIAS


Destacando que homenagear a prefeita de Jaguaquara é uma forma de expressar gratidão e reconhecimento por seu trabalho incansável em prol do município e da Bahia, celebrando sua contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, o deputado estadual Hassan (PP) protocolou projeto de resolução concedendo à gestora de Jaguaquara, Edione Oliveira Agostinone, a Comenda 2 de Julho, maior honraria concedida pelo Legislativo estadual. “Edione é uma gestora que se destaca ainda como um exemplo da força e representatividade da mulher na política baiana, sendo exemplo e referência para outras prefeitas por sua administração”.

O parlamentar frisa que Edione Agostinone entrou para a história da política baiana e regional como a primeira mulher a assumir o Executivo municipal da cidade, e assinala que “homenageá-la é um justo reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados à sociedade baiana”. Ele narra ainda que a trajetória da gestora “é um testemunho de dedicação, resiliência e amor à Bahia. Sua atuação transcende os limites do município, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural e do desenvolvimento regional”. O deputado entende que “ao conceder-lhe a Comenda 2 de Julho, estamos reconhecendo não apenas suas realizações concretas, mas também seu espírito de liderança e compromisso com o bem-estar coletivo”.

Hassan evidencia que a prefeita, além da visão política e administrativa, exerce seu mandato com sensibilidade, preocupação e cuidados voltados para a promoção social, vez que é formada em Assistência Social e pós-graduada em Políticas e Gestão em Serviços Sociais. Ela já atuou na gestão pública como diretora do Departamento de Segurança Alimentar Nutricional (Desan), e em 2017 assumiu o cargo de secretária de Desenvolvimento Econômico e Social de Jaguaquara, deixando marcada sua gestão nesta pasta pelas inúmeras ações realizadas em benefício dos mais carentes do município.

No início de sua gestão, a prefeita Edione enfrentou inúmeros obstáculos, inclusive tendo se deparado com uma das maiores enchentes que já afetou o município de Jaguaquara. No entanto, com sabedoria, visão estratégica e empenho, superou os desafios, transformando dificuldades em oportunidades de crescimento e inovação. Destaque-se que, narra Hassan, “a partir de sua habilidade em dialogar e articular parcerias com grandes lideranças políticas, a prefeita Edione trouxe investimentos importantes para o município de Jaguaquara, melhorando significativamente a qualidade de vida dos cidadãos”.

Hassan avalia que “Além de suas realizações como gestora, sua trajetória inspiradora mostra que a liderança feminina pode inspirar outras mulheres a se envolver na política e em posições de liderança, contribuindo para a quebra de barreiras históricas e culturais que limitam a participação feminina”. Ele defende que a diversidade de pensamento e a capacidade de construir consensos são características que enriquecem a gestão municipal, promovendo um ambiente de trabalho mais colaborativo e inovador.

O parlamentar pontua que Edione tem implementado políticas públicas eficazes, priorizando áreas como educação, saúde, social, infraestrutura e cultura, sempre buscando ouvir e atender às necessidades reais da comunidade. “Sua liderança é caracterizada por uma abordagem inclusiva e participativa, que valoriza a opinião dos cidadãos e promove a participação ativa da comunidade nas decisões governamentais”, testemunha o deputado.

Nascida na cidade baiana de Irajuba, em 19 de agosto de 1966, Edione é a filha caçula de Ambrósio Oliveira (in memoriam) e Izabel Araújo Oliveira, sendo irmã de José Ednaldo e Elizete Oliveira. Casou-se em 1984 com Franco de Di Domizio, ficando viúva sete meses mais tarde, enquanto ainda estava grávida de sua primeira filha, Grazielly Di Domizio. Do seu segundo casamento, com Benito Agostinone, nasceu o seu filho mais novo, Murilo Antônio Oliveira Agostinone. Vale destacar, ainda, que Edione é avó de Valentina, Giovanna e Malú, suas netas queridas.

Veja também

TSE tem 17 novos partidos que tentam oficializar seu registro

Consulta feita pela reportagem de Edu Mota, do Bahia Notícias ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!