domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Deputado sugere Comenda 2 de Julho para dom Paulo Romeu Dantas Bastos
quinta-feira 29 de junho de 2023 às 11:18h

Deputado sugere Comenda 2 de Julho para dom Paulo Romeu Dantas Bastos

NOTÍCIAS


Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade baiana, em especial à população da região de Jequié, com uma atuação exemplar, zelosa e dedicada, o deputado municipalista Hassan (PP) apresentou, na Assembleia Legislativa, projeto de resolução concedendo a Comenda 2 de Julho, maior honraria do Legislativo baiano, ao bispo da Diocese de Jequié, dom Paulo Romeu Dantas Bastos. Hassan explicou que “com essa homenagem queremos destacar o merecimento desse homem de fé que, na sua simplicidade e humildade, tem exercido um trabalho único e diferenciado na promoção da vida e do bem-estar social”.

O parlamentar ressaltou ainda que “as ações sociais realizadas pela Diocese de Jequié, através da coordenação de dom Paulo Romeu, são instrumentos de suma importância para a promoção do bem-estar das pessoas mais carentes”, e citou como exemplo as ações realizadas no Projeto Fazenda da Esperança.

O bispo dom Paulo Romeu nasceu em 20 de agosto de 1955, no município baiano de Nova Soure, filho de Guilherme Dantas Bastos e Maria Ferreira Filha. “Trata-se de homem de fé, com ações reconhecidas em prol da vida e atuação imbuída de dedicação, apoio e acalento ao próximo, essenciais para a nossa sociedade, que tanto clama por igualdade social, empatia e acolhimento”, afirma Hassan.

O religioso é bacharel em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e possui as ordenações de Diaconato, Presbiterato e Episcopado. Em sua atividade sacerdotal, foi coordenador diocesano da Pastoral da Juventude e coordenador Diocesano de Pastoral na Diocese de Barreiras, vigário-geral da Diocese de Barreiras, reitor do Seminário Propedêutico de Barreiras, responsável pelos seminaristas maiores da Diocese de Barreiras, diretor espiritual do Encontro de Casais com Cristo, da Bahia e Sergipe, e membro do Conselho Nacional do Encontro de Casais com Cristo.

Em 24 de abril de 2022 foi nomeado para a Diocese de Alagoinhas, tendo sido, no Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe), secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Bispo Referencial do Ensino Religioso, Bispo Referencial da Dimensão Missionária e Bispo Referencial da Dimensão da Liturgia. Além disso, também foi nomeado, em 13 de janeiro de 2021, para a Diocese de Jequié, sendo bispo referencial da Pastoral da Pessoa Idosa (Nordeste 3, Bahia e Sergipe), e bispo referencial para os Bispos Eméritos (Nordeste 2 da CNBB, Bahia e Sergipe).

Veja também

IVA: Entenda por que há bons motivos para celebrar a reforma tributária

A Reforma Tributária com a aprovação na terça-feira (17) pelo Congresso Nacional do Projeto de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!