O aprimoramento das políticas públicas destinadas à limpeza das praias de Salvador, incluindo as preventivas e conscientizadoras, foi sugerido pelo deputado estadual Euclides Fernandes (PDT) ao prefeito Bruno Reis em indicação protocolada na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
O parlamentar argumenta que os assuntos relativos à conservação do meio ambiente e da natureza se mostram, cada vez mais, de maior importância para todo o planeta. “Neste contexto, não se pode esquecer que a responsabilidade do chefe do Poder Executivo frente a tal assunto é singular”, afirma o pedetista.
Ele destaca os trabalhos exercidos pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) em inúmeras praias de Salvador, mas lamenta que estes serviços não sejam “suficientes para conservação ideal da natureza e do meio ambiente, devendo, portanto, serem implementadas, aprimoradas e intensificadas políticas destinadas a limpeza e melhor conservação das praias da Capital”.
O parlamentar lembra ainda que “o extenso litoral de Salvador atrai a presença de incontáveis pessoas de todo mundo, seja por suas águas tranquilas e aquecidas ou por locais históricos como o Porto da Barra. Por isto, se mostra salutar o maior rigor nas políticas destinadas a limpeza das praias”.
De acordo com o deputado, ações públicas voltadas à conscientização dos frequentadores do litoral, somadas à inclusão de novos locais de descarte dos resíduos, sejam na areia ou nos calçadões, trarão bons resultados.
Por fim, Fernandes acredita que, postas em prática, tais medidas beneficiarão a população soteropolitana, sobretudo porque colocará a capital baiana como referência nacional sobre o tema. “A Bahia, o Brasil e toda vida planetária em geral também serão beneficiados”.