O deputado estadual Euclides Fernandes (PT) encaminhou, através da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), uma indicação ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e à secretária de Educação, Rowenna Brito, sugerindo adoção de ações e políticas educacionais preventivas nas escolas da rede estadual de ensino voltadas para a conscientização sobre os riscos do uso de drogas. A medida tem como objetivo combater a criminalidade de forma preventiva e proteger os jovens baianos do aliciamento por organizações criminosas.
O parlamentar destaca, no documento, que o uso de drogas e o consequente envolvimento de jovens em atividades criminosas representam desafios crescentes para a sociedade, demandando ações efetivas e preventivas por parte do poder público. “Neste contexto, entendemos que investir, na conscientização e na educação dos estudantes, é fundamental para combater esses problemas, garantindo-lhes um futuro promissor e distante da criminalidade”, escreveu.
Euclides Fernandes sugere que escolas da rede estadual de ensino, no papel estratégico na formação integral dos jovens, incluam como medidas campanhas educativas e permanentes para informar sobre os malefícios das drogas e suas consequências físicas, psicológicas e sociais, bem como das diversas consequências negativas que estão atreladas à criminalidade.
Propõe ainda que as escolas façam parcerias com órgãos de segurança pública e instituições especializadas para promover palestras, workshops e atividades pedagógicas que orientem estudantes sobre os riscos do envolvimento com entorpecentes e com organizações criminosas.
Por fim, propõe que as escolas capacitem professores e gestores escolares para que possam identificar e agir preventivamente em situações de vulnerabilidade ou risco entre os alunos.
“Ao adotar tais medidas, o Governo do Estado da Bahia demonstrará seu compromisso com a segurança pública e com a proteção da juventude baiana, contribuindo para a redução da criminalidade e para a construção de uma sociedade mais justa e segura”, concluiu o deputado Euclides Fernandes.