terça-feira 21 de janeiro de 2025
Deputado Tiago Correia (PSDB) Foto: Juliana Andrade/Agência ALBA
Home / NOTÍCIAS / Deputado solicita ao prefeito uma academia ao ar livre em Paripe
quinta-feira 5 de outubro de 2023 às 12:24h

Deputado solicita ao prefeito uma academia ao ar livre em Paripe

NOTÍCIAS


O deputado estadual Tiago Correia (PSDB) defendeu junto ao prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), a realização de estudos de viabilidade para a implantação de equipamentos de educação física, através do Programa Academia a Céu Aberto, na Avenida Freitas, localizada em Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Na indicação, já protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Tiago pontuou que o programa Academia a Céu Aberto é uma iniciativa que visa proporcionar condições adequadas para a prática de atividades físicas para pessoas de todas as idades, com foco especial no público da terceira idade. “Ele se baseia na disponibilização de um conjunto de equipamentos de ginástica adaptados e instalados em espaços de fácil acesso”, acrescentou.

Segundo o deputado, a proposição se justifica por vários fatores. Ele lembrou, por exemplo, que os exercícios físicos desempenham um papel crucial na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Os equipamentos das academias ao ar livre são projetados para serem de fácil manuseio, permitindo que pessoas de diferentes idades, pesos e sexos possam utilizá-los para exercícios de musculação e alongamento”, explicou, ressaltando que seu uso é indicado apenas para maiores de 12 anos.

Além disso, acrescentou o tucano, a implantação de academias ao ar livre contribui para aumentar os locais de convivência na comunidade, promovendo uma rotina de prática de exercícios e tornando esses espaços mais ativos e saudáveis.

Segundo ele, a iniciativa se alinha com a Constituição Brasileira, que estabelece a saúde como um direito de todos e um dever do Estado, sendo garantida mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução de riscos de doenças e ao acesso universal às ações de promoção, proteção e recuperação da saúde.

“A questão ambiental também está em destaque nessa proposta, uma vez que a gestão municipal possui responsabilidade em eliminar ou reduzir os riscos de doenças, conforme previsto no Plano Diretor Urbano (PDDU) e na Lei Orgânica do município de Salvador”, observou.

Tiago Correia ressaltou ainda que a criação de um espaço gratuito para a prática de atividades físicas, como a academia ao ar livre na Avenida Freitas, é uma maneira de promover a qualidade de vida da população e cumprir com o dever de garantir o bem-estar físico, mental e social do indivíduo e da coletividade.

 

Veja também

Economia aquecida faz aluguel comercial ter alta recorde em 2024

No ritmo de uma economia aquecida, alugar uma sala comercial ficou 7,88% mais caro em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!