quinta-feira 19 de setembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Deputado solicita a implantação de abatedouro de aves em Lafaiete Coutinho
quinta-feira 15 de agosto de 2024 às 14:25h

Deputado solicita a implantação de abatedouro de aves em Lafaiete Coutinho

NOTÍCIAS


O deputado estadual Hassan (PP) encaminhou indicação ao governador Jerônimo Rodrigues e ao secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, através da qual solicita a implantação de um abatedouro de aves no município de Lafaiete Coutinho. Conforme ressaltou o parlamentar, a estrutura é reivindicada pela Associação dos Produtores de Lácteos, Agronegócios e Congêneres (APROLAC). O legislador argumenta que o abatedouro deve contribuir para o desenvolvimento da cidade, gerando renda e melhorando as condições socioeconômicas da população, além de evitar o êxodo rural.

“A construção desse equipamento vai gerar novos postos de trabalho e impactar positivamente o município e toda região. A estrutura cria possibilidades de trazer de volta trabalhadores e famílias que migraram para a região sudeste do País”, frisou o parlamentar.

O parlamentar informa na justificativa da indicação que a APROLAC, com mais de 23 anos de atuação na cadeia produtiva do leite, iniciou um projeto de integração na produção de ovos caipira em parceria com a empresa Agranor Alimentos do Nordeste, e quer expandir as atividades com uma nova cadeia produtiva focada no abate de galinhas caipira. De acordo com informações do presidente da APROLAC, Mário Luis Brandão, o projeto de integração, único do Norte e Nordeste do Brasil, poderá gerar mais empregos e renda à população de Lafaiete Coutinho e região. Ele divulgou também que nos últimos meses a associação atingiu a marca de produção de 45 mil ovos por dia, com a expectativa de chegar a produção a 150 mil ovos/dia até dezembro de 2024.

O deputado Hassan destacou que a APROLAC, atuando na produção de leite, conta hoje com 202 associados nos municípios de Lafaiete Coutinho, Irajuba, Lajedo do Tabocal e Nova Itarana, e além do trabalho inovador na produção de ovos caipira, agora se empenha em criar uma nova cadeia produtiva para abate de galinhas caipiras.

Para Hassan, a migração de trabalhadores das pequenas cidades, como Lafaiete Coutinho, para os grandes centros urbanos em busca de trabalho, deixa um vazio no campo, afastando familiares de sua cultura regional, perdendo-se os hábitos culturais e comprometendo a força de trabalho que fortalece a agricultura familiar nas cidades baianas. “Com esse projeto de Integração de ovos caipira, que é o único do Norte e Nordeste do Brasil, estamos fazendo com que pessoas que hoje vivem em São Paulo já queiram retornar ao município por existir a possibilidade de morar junto aos seus familiares com dignidade e renda ”, comemorou o deputado.

Ele informou ainda que a APROLAC já proporcionou grandes mudanças na cadeia produtiva do leite que transformaram Lafaiete Coutinho na maior produtora de leite entre os 20 municípios que compõem o Vale do Jiquiriçá e coloca R$ 500 mil a cada mês nas mãos de pequenos produtores, que têm nesta atividade o único sustento da família”.

Veja também

TCM da Bahia investiga prefeito por gasto de R$ 19 milhões em gasolina

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) deve investigar segundo o portal bahia.ba. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!