O deputado estadual José de Arimateia (Republicanos) parabenizou Ipiaú pelos 90 anos de emancipação político-administrativa e agradeceu “os 191 votos carinhosos” que recebeu dos eleitores do município. Comemorado neste último sábado (2), o aniversário da cidade motivou o envio de “simbólico abraço ao querido povo, que ao longo de anos tem me acolhido e escolhido como um dos seus representantes neste Parlamento”.
A região onde atualmente está situado Ipiaú era coberta por grandes matas, habitada por indígenas da tribo Tapuia e procurada, com frequência, por criminosos e aventureiros, contou o legislador em moção de congratulações e aplausos que protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Em 1930, prosseguiu, a localidade foi elevada a subprefeitura, com o nome de Rio Novo, e em 1931 foi desmembrada de Camamu e anexada a Jequié. “Assim, surgiu o novo nome Ipiaú, que quer dizer rio novo na língua tupi”.
A economia do município tem por carro-chefe a lavoura do cacau. Segundo o parlamentar, a indústria está em expansão, destacando-se duas fábricas de polpas de suco. Em 2008, foi instalado próximo à cidade um grupo de mineração que explora níquel na região, “trazendo prosperidade econômica”, considerou Arimateia, que destacou também a pecuária extensiva, respaldada pelo rico solo massapê da região e o plantio de cana, para a produção de cachaça.