O deputado estadual Roberto Carlos (PDT) defendeu que o governador Rui Costa (PT) compre, após a sua disponibilidade, a vacina contra covid-19 para todo o estado. Este é o teor da Indicação nº 24.682/2020 que o pedetista apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na qual considera a importância da matéria e a emergência de saúde pública decorrente do surto do coronavírus “que se deu em todo o mundo, vitimando, inclusive, milhares de pessoas em nosso estado”.
Até o dia 1º de dezembro, data em que a indicação foi protocolada, o Brasil registrava 157.226 óbitos e 5.395.920 diagnósticos de covid-19, segundo levantamento junto às secretarias estaduais de saúde divulgadas no documento. Na Bahia, o número total de mortes era de 7.475.
Roberto Carlos ressaltou que, para ser aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é necessário que a eficácia da vacina também seja comprovada. Com previsão para ser entregue em janeiro de 2021, “quando a vacina provavelmente for aprovada, as doses deverão ser adquiridas e distribuídas a todo o povo baiano”, explicou o parlamentar.
Por fim, ele considerou que a aquisição da vacina contra a covid-19 “é uma questão comunitária de urgência”, pois trata-se “da supremacia do interesse público e coletivo, de uma medida profilática e de enfrentamento da emergência de saúde pública, de importância internacional”.