Nesta sexta-feira (28) o município de Ilhéus, no Sul do Bahia, completa 485 anos de emancipação política e administrativa. A data foi destacada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em moção de congratulações apresentada pelo deputado Pedro Tavares (DEM).
No documento, o democrata lembra que o município está localizado na zona cacaueira, a 462 quilômetros de Salvador, e possui cerca de 220 mil habitantes. “Ilhéus é a cidade com o mais extenso litoral entre os municípios baianos. É considerada a capital do cacau e a ‘Princesinha do Sul’. Sua economia baseia-se na agricultura, turismo e indústrias. Já foi o primeiro produtor de cacau do mundo”, relata o deputado.
Tavares também frisa que Ilhéus foi fundada em 1534 como “Vila de São Jorge dos Ilheos” e elevada a cidade em 1881. “A história de Ilhéus é tão antiga quanto a história do Brasil, pois sua origem vem desde a época das capitanias hereditárias, já que havia a capitania de Ilhéus. Posteriormente, ocorreu a fundação cultural da Vila de São Jorge dos Ilhéus, que se transformou em freguesia em 1556, tornando-se grande produtora de cana-de-açúcar e, assim, aumentando aos poucos a sua infraestrutura”, diz o legislador.
Pedro Tavares afirma que a infraestrutura da cidade ainda não é a ideal, mas o desenvolvimento de algumas ações tem proporcionado um cenário propício ao fortalecimento da atividade turística na região no médio e longo prazo. “Pontos turísticos como as praias dos Milionários, Havaizinho e Olivença, os rios do Engenho e Almada com seus manguezais, a Lagoa Encantada e o próprio Centro Histórico da cidade, dentre outros, justificam plenamente uma visita a Ilhéus”, listou.