sexta-feira 18 de outubro de 2024
Deputado estadual Vitor Azevedo (PL) - Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Deputado relata luta pela emancipação de Vitória da Conquista que completa aniversário de 183 anos
quinta-feira 9 de novembro de 2023 às 06:38h

Deputado relata luta pela emancipação de Vitória da Conquista que completa aniversário de 183 anos

NOTÍCIAS


O deputado estadual Vitor Azevedo (PL) fez um tributo a Vitória da Conquista, através de moção de congratulações, registrada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), pela passagem do aniversário de 183 anos de emancipação política do município, comemorada nesta quinta-feira (9). “Que a cidade, terceira maior da Bahia, continue a escrever novos capítulos de sucesso e a ser um exemplo inspirador de determinação e resiliência para toda a Bahia”, afirmou o parlamentar.

O documento traz um pouco da origem de Conquista, habitada pelos povos indígenas Mongoyó, Ymboré e Pataxó. Relata a chegada dos colonizadores portugueses e mestiços à região para exploração de metais preciosos, especialmente o ouro, e destaca a “figura notável de João Gonçalves da Costa, um ‘preto forro’ que desbravou corajosamente o Sertão da Ressaca, culminando na fundação do Arraial da Conquista. A jornada de conquista e ocupação do território foi marcada por desafios, incluindo confrontos com os povos indígenas que habitavam a região”.

Na moção, o liberal afirma que Vitória da Conquista transformou-se em um importante centro urbano e econômico no coração da Bahia, impulsionado pelo esforço incansável e pela resiliência de seus cidadãos, que enfrentaram adversidades e contribuíram para o progresso da região. “Neste aniversário especial, estendemos nossos mais sinceros parabéns a todos os residentes, líderes comunitários, políticos e empresariais, e a todos aqueles que contribuíram e contribuem para o crescimento e a prosperidade de Vitória da Conquista, capital do Sudoeste baiano”, festeja Vitor Azevedo.

Veja também

STF começa análise de plano para melhorar condições de presídios

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a decidir nesta última quinta-feira (17) se vai homologar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!