Em indicação endereçada ao presidente Lula da Silva (PT), e ao ministro da Educação, Camilo Santana, o deputado estadual Euclides Fernandes (PT) sugere na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) que seja avaliada a possibilidade da construção de um novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no município de Ubaitaba. De acordo com o petista, a nova unidade do Ifba está em conformidade com a Portaria nº 1, expedida pelo MEC em 3 de janeiro de 2024, permitindo a reavaliação das unidades de ensino com tipologia IF Campus Avançado 20/13, possibilitando a ampliação para um quadro funcional de 40 docentes e 26 técnico-administrativos, atendendo até 800 estudantes.
Neste contexto, o parlamentar destaca que a construção de um novo campus dobrará a capacidade de atendimento, passando dos atuais 400 para 800 estudantes, “oferecendo mais oportunidades de educação técnica e tecnológica de qualidade para a população de Ubaitaba e região”. Com a ampliação do quadro funcional, acrescenta o legislador, “o campus poderá oferecer uma educação mais robusta e diversificada, com maior variedade de cursos e suporte adequado aos alunos, enriquecendo a experiência educacional dos estudantes”.
Euclides Fernandes explica também que a expansão do Ifba em Ubaitaba contribuirá significativamente para o desenvolvimento socioeconômico da região, formando profissionais qualificados que atenderão às demandas do mercado local, promovendo a geração de emprego e renda. Além disso, o deputado diz que a medida fortalecerá o compromisso do Instituto Federal com a inclusão social, proporcionando acesso à educação de qualidade a um maior número de jovens e adultos, especialmente aqueles provenientes de famílias de baixa renda.
“Diante do exposto, solicitamos a destinação de recursos e a tomada de medidas necessárias para a aquisição de um terreno adequado e a construção de um novo campus do Ifba em Ubaitaba. Acreditamos que estes investimentos vão trazer inúmeros benefícios para a comunidade de toda a região, contribuindo para a formação de cidadãos preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e para o desenvolvimento do nosso povo”, encerrou o parlamentar.