O deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) recomendou ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), através de indicação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a abertura de novas vagas no Colégio Estadual Dr. Eduardo Froes da Motta para o ano letivo de 2024. Segundo o parlamentar, a indicação é baseada em um pleito da população do bairro Baraúnas, em Feira de Santana.
A unidade de ensino, que atende a comunidade, está com o quadro reduzido de vagas, especialmente para as turmas do 6º e 7º ano, conforme destaca Pablo Roberto. Ele acrescenta que o contexto apresentado reflete o risco de insuficiência de vagas para atender aos alunos dos referidos anos, além de forçar que tenham que efetuar as matrículas em instituições em outros bairros, o que geraria ônus aos estudantes. “Teriam de arcar com os custos de deslocamento e os riscos por esse fato, uma vez que se tratam de adolescentes, em sua maioria, de 11 a 13 anos de idade”, ponderou.
No documento, Pablo Roberto diz que a medida é necessária tendo em vista a promoção de mudanças e reformas estruturais necessárias para a viabilização da oferta satisfatória das vagas.