Dirigido pelo segundo secretário da Mesa Diretora da Casa, deputado Samuel Junior (Republicanos), o início da sessão da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), desta última terça-feira (20), contemplou a fala dos deputados inscritos para o horário. Os pronunciamentos recentes, tanto do governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre aprovação de estudantes quanto do presidente Lula sobre o conflito em Gaza, também renderam debate em questão de ordem, após o pequeno expediente, entre os deputados Rosemberg Pinto (PT) e Robinho (União Brasil).
Hassan (PP) parabenizou o município de Lafaiete Coutinho pela passagem dos 62 anos de emancipação política neste dia 20, relembrando o legado do ex-prefeito, por dois mandatos, Zé Cocá, atual gestor de Jequié. O progressista também reiterou suas críticas aos serviços da ViaBahia, anotando o número de acidentes nas BRs 324 e 116.
José de Arimateia (Republicanos) registrou alegria pelo retorno dos trabalhos na AL-BA, destacando que segue firme nas comissões de Saúde e de Meio Ambiente, entre outras, e na defesa de suas bandeiras, como os direitos do idoso e a causa animal. Ele também falou da indicação de seu nome como pré-candidato a prefeito de Feira de Santana.
Robinho (União Brasil) citou números do Ideb que colocam a Bahia na 26ª posição em aprendizagem de português e matemática, à frente apenas do Maranhão, para criticar a fala do governador Jerônimo Rodrigues, em que o gestor condenou a reprovação de alunos na rede pública. O deputado fez ainda críticas a recentes falas do presidente Lula.
Hilton Coelho (Psol) apontou “incertezas e decepções” na área da educação da Bahia, citando, entre outros, o pagamento, sem juros e mora, dos precatórios aos professores. Ele chamou a atenção para mudança no sistema das escolas, em que o aluno reprovado agora pode fazer dependência de até cinco disciplinas (antes, eram três) no ano seguinte.
Robinson Almeida (PT) solidarizou-se com Lula pelas reações à entrevista do presidente sobre a guerra em Gaza. De acordo com o deputado, há uma manipulação na fala para que sua defesa ao povo palestino também seja interpretada como antissemita. O petista também se congratulou com o prefeito de Dom Macedo Costa e com o presidente da Câmara de Paripiranga.
Zé Raimundo Fontes (PT) também saiu em defesa de Lula, afirmando que sua posição foi antissionista, e não antissemita, legitimando a existência dos estados da Palestina e de Israel. O petista também usou seu tempo para sustentar outras falas do presidente que, segundo o deputado, retiradas de contexto e com frases soltas, prejudicam o real entendimento e o “raciocínio metafórico” que fora aplicado.
Fabrício Falcão (PCdoB) usou seu tempo para solicitar à Mesa Diretora da Casa que acate seu nome na disputa pela vaga do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Antes, fez um breve relato das vezes em que retirou sua candidatura, para apoiar Nelson Pelegrino e Aline Peixoto, elogiando ambos. Em aparte, Hilton Coelho manifestou apoio ao comunista.
Eures Ribeiro (PSD) desejou um bom retorno legislativo a todos, ressaltando que este ano era atípico pelas eleições municipais, quando alguns colegas sairão candidatos. Ele comemorou a chegada das chuvas no Oeste baiano e também destacou obras de infraestrutura urbana, como recuperação de estrada e pavimentação de ruas, entregues pelo governo estadual em Bom Jesus da Lapa.