Segundo a colunista Bela Megale, do jornal O Globo, o deputado estadual e coordenador nacional do Movimento Brasil Livre, Guto Zacarias (União Brasil-SP), apresentou um questionamento à Procuradoria do Distrito Federal sobre a concessão da medalha Oswaldo Cruz à primeira-dama Janja da Silva.
O parlamentar alega que a honraria é destinada a pessoas que se destacam na área da saúde pública e argumenta que não há justificativa para Janja ser contemplada. Zacarias diz que houve a “violação do princípio da impessoalidade”.
O deputado solicita ainda conforme a colunista, que seja instaurada uma investigação sobre possíveis irregularidades na concessão da medalha e a anulação da honraria concedida à primeira-dama.
Na peça, Zacarias aponta que “a publicação do decreto no Diário Oficial não forneceu justificativas claras para a atribuição da medalha” a Janja e diz que a “ausência de clareza e a falta de justificativa para a concessão da medalha à primeira-dama configuram claramente ato de improbidade administrativa”.
— Premiar sua cônjuge com uma honraria de Estado é um exemplo claro de patrimonialismo — declarou Zacarias.