O deputado estadual Dr. Diego Castro (PL) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa com o objetivo de transformar João Dourado na capital oficial da cebola. A iniciativa, segundo o deputado, “tem por finalidade reconhecer a relevância econômica, cultural e social da produção de cebola para o município e para o Estado da Bahia, além de promover a valorização do agronegócio baiano”.
“O município de João Dourado, localizado na Região Centro-Norte do Estado da Bahia, destaca-se como o maior produtor de cebola do estado e um dos principais polos produtivos do Brasil”, diz o parlamentar. Ele destaca que a produção de cebola é a principal atividade agrícola do município e exerce papel de relevância estratégica para a economia local, estadual e até mesmo nacional. Estima-se que mais de dez mil pessoas dependem diretamente da produção de cebola para o seu sustento, seja na plantação, na colheita, no transporte ou no comércio da cebola.
Esse protagonismo se deve a diversos fatores, considera Dr. Castro, citando a tradição agrícola da região, as condições climáticas favoráveis, a infraestrutura de apoio à produção e o empreendedorismo de pequenos, médios e grandes produtores, como alguns deles. “Portanto, a declaração de João Dourado como a Capital Estadual da Cebola é uma medida que reconhece o esforço contínuo de sua população e o impacto significativo dessa cultura para o desenvolvimento da economia regional”, justificou.
O projeto de lei prevê ainda a criação da Semana da Cebola de João Dourado, a ser comemorada anualmente, com eventos, exposições e atividades que promovam o cultivo, o consumo e as inovações tecnológicas aplicadas à produção da cebola. Na concepção do liberal, a semana contribuirá para a educação e conscientização sobre a importância da atividade para a economia regional e estadual.
Ainda de acordo com a proposição que está tramitando, “a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, deverão apoiar ações que promovam o crescimento sustentável da produção de cebola no município, visando à criação de novas oportunidades econômicas para a população local”.
João Dourado é responsável por cerca de 50% da produção de cebola da Bahia, com uma área plantada de aproximadamente 5.000 hectares. O volume de produção anual ultrapassa as 80 mil toneladas, consolidando o município como um dos maiores produtores do Brasil. A cebola se tornou a principal cultura agrícola de João Dourado, ocupando a maior parte das áreas de cultivo do município e gerando considerável impacto na geração de empregos, com a contratação de trabalhadores tanto na produção quanto na colheita, o que movimenta diversos outros setores da economia local, como transporte, serviços e comércio.