No meio do debate no Congresso sobre a entrada dos veículos chineses no Brasil, em especial da marca BYD, o deputado federal Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), apresentou na última semana conforme Guilherme Amado, do Metrópoles, um requerimento de audiência convidando representantes da empresa, do governo e do setor para debater as queixas dos consumidores contra a pós-venda dos carros da empresa.
O encontro será na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara.
A BYD recebe subsídios para produção e conta ainda com alíquotas diferenciadas de importação dos carros elétricos.
Isso permitiu, segundo requerimento apresentado pelo deputado, que o carro Dolphin tivesse “preços agressivos, o que fez com que a concorrência revisse seus preços”.
“O problema é que o pós-venda, aparentemente, não acompanhou a grande quantidade de veículos vendidos”, afirmou o parlamentar. “Não faltam reclamações de consumidores, que vão desde o mau atendimento, período de garantia com limite de quilometragem a atrasos nas entregas e falta de peças de reposição”, completou Áureo.
O deputado cita, por exemplo, a falta de peças e problemas de pintura no pós-vendas dos carros da BYD no Brasil, embora destaque a afirmação da empresa de que trabalha para oferecer o melhor para seus clientes.
O deputado Áureo Ribeiro convidou para a audiência o presidente da BYD no Brasil, Tyler Li; o secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Wadih Damous; um representante da Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores e um representante da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, além de outras entidades interessadas.
A empresa chinesa trava um embate com o governo e outras montadoras em torno do Imposto de Importação dos veículos elétricos e a inclusão dos seus veículos no Imposto Seletivo na tramitação da reforma tributária.