Incluir advogados e profissionais de imprensa, a exemplo de jornalistas e radialistas, como público prioritário no plano estadual de vacinação contra a Covid-19 é o que sugere o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) em duas indicações endereçadas ao governador Rui Costa e protocoladas na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
O parlamentar leva em consideração o crescente número de pessoas infectadas no Estado da Bahia e argumenta, em um dos documentos, que a o advogado é indispensável à administração da Justiça, assim consagrado pela Constituição da República de 1988. Ele ressalta “que outros estados do Brasil, a exemplo de Minas Gerais, Amapá, Rio de Janeiro, Maranhão, Sergipe, Pará, Paraná, Amazonas, Goiás e o Distrito Federal já incluíram a advocacia no rol das atividades essenciais, garantindo a esses profissionais a inclusão de seus respectivos planos de vacinação contra a Covid-19”.
Na outra indicação, Geilson defende que os profissionais de imprensa também sejam imunizados prioritariamente, pois cumprem o papel de informar a sociedade, prestando relevantes serviços à comunidade, mas expostos às várias condições de insalubridade e correndo risco de contaminação.
“Em tempos de fake news, o trabalho sério da imprensa é mais do que essencial para os cidadãos. Esses profissionais também estão na “linha de frente” da comunicação, especialmente aqueles que fazem as reportagens de ruas, nas portas de hospitais e unidades de atendimento exclusivo para a Covid-19”, concluiu.