A ideia é encontrar meios para suprir a ausência do transporte ferroviário para o Subúrbio sem onerar os seus usuários
O deputado estadual Euclides Fernandes (PDT) protocolou, na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, uma indicação dirigida ao governador Rui Costa, a quem pede que determine à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) a implantação de ônibus especiais destinados aos moradores do Subúrbio de Salvador, enquanto durarem as obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).
Segundo o pedetista, a ideia é encontrar meios para suprir a ausência do transporte ferroviário para o Subúrbio sem onerar os seus usuários. “O Subúrbio Ferroviário de Salvador é atendido pelos sistemas ferroviário e rodoviário, sendo que o trem custa apenas cinquenta centavos, enquanto a passagem dos ônibus custa R$4,20”, comparou.
Por causa das obras do sistema VLT, que ligará o bairro do Comércio, em Salvador, à Ilha de São João, no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, o atual sistema ferroviário foi desativado para ceder lugar ao VLT. “Enquanto o VLT não ficar pronto, os moradores do Subúrbio, hoje estimados em 600 mil pessoas, terão que utilizar o sistema de ônibus, o que irá onerar assustadoramente o orçamento de todos os que precisam usar transportes coletivos para chegar aos seus trabalhos, e vice-versa, e estavam habituados a usar o trem”, observou Euclides Fernandes.
Ainda no comparativo entre os custos dos sistemas de transporte, o legislador aponta que, durante uma semana, a despesa com o trem é de R$ 5,00. Com o ônibus, passará para R$42,00, “o que é impraticável”.
O deputado pede, em sua indicação, que o governador Rui Costa examine a possibilidade de adotar o mesmo critério implantado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), onde os ônibus circulam continuamente levando os usuários do metrô para as várias repartições públicas lá instaladas, sem nenhum custo de passagem. “Embora o senhor secretário de Desenvolvimento Urbano tenha concedido recentes entrevistas nas quais alega que dos 600 mil moradores do Subúrbio apenas 15% ou 20% usam o trem, trata-se de um volume razoável de pessoas que precisa se locomover e não terá recursos para o pagamento da passagem”, alertou o parlamentar.