terça-feira 19 de novembro de 2024
Deputado estadual José de Arimateia (Republicanos) - Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Deputado quer instituir programa de prevenção do AVC nas Escolas da Bahia
segunda-feira 25 de março de 2024 às 16:57h

Deputado quer instituir programa de prevenção do AVC nas Escolas da Bahia

NOTÍCIAS, SAÚDE


Instituir o programa de prevenção do AVC nas Escolas é o que propõe o deputado estadual José de Arimateia (Republicanos) em projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O programa será ministrado e desenvolvido por profissionais de saúde e a responsabilidade inerente à execução e o desenvolvimento do programa ficará a cargo da Secretaria de Educação do Estado.

De acordo com Arimateia, o PL será direcionado, preferencialmente, aos alunos matriculados no Ensino Médio. O Art. 3º define que “o programa observará um conteúdo programático destinado à exposição e difusão entre as crianças e os jovens, através de aulas teóricas e práticas, de maneira presencial ou por meios virtuais, da prevenção de acidente vascular cerebral, como agir em situações emergenciais, bem como noções de primeiros socorros em geral, desenvolvendo e familiarizando-se com hábitos e posturas prevencionistas”.

 

A proposição define ainda que o Poder Executivo fica autorizado a firmar convênios com o Governo Federal, com segmentos de iniciativa privada, bem como escolas de formação de medicina e enfermagem, visando à obtenção de meios e recursos, sejam eles humanos, materiais ou financeiros, a serem direcionados ao programa.

 

O deputado José de Arimateia explica que o projeto de lei tem como premissa maior ajudar a divulgar e difundir boas práticas de prevenção e socorro do acidente vascular cerebral aos alunos integrantes das escolas da Bahia, como forma de embutir valores voltados a prevenção e instruir os jovens estudantes de como agir em uma situação emergencial.

“Os profissionais de saúde têm uma função social de extrema importância para nossa sociedade e têm como missão a proteção da vida. Para cumprimento de sua missão, as escolas de formação de médicos e enfermeiros necessitam de espaço para aperfeiçoamento e treinamento de seus alunos, sendo que um deles é justamente sua atuação na educação pública através de programas, projetos e campanhas educacionais”, explica o legislador.

Ele segue argumentando que “ensinar primeiros socorros básicos e promover a prevenção e o combate ao acidente vascular cerebral nas escolas é uma iniciativa de extrema relevância, e essa educação não apenas capacita os jovens para lidar com situações emergenciais, mas também os transforma em agentes de mudança em suas comunidades, disseminando conhecimento e promovendo a cultura da segurança”.

Conforrme esclarece José de Arimateia, “o conteúdo programático destinado à exposição e difusão entre crianças e jovens deve ser abrangente, envolvente, de fácil entendimento e compreensão, incluindo aulas teóricas e práticas, podendo ser ministrada de maneira presencial ou por meio virtual, garantindo que todos tenham acesso ao conhecimento, independentemente de suas particularidades”.

Entre os principais tópicos a serem abordados estão a explicação da doença e como ela afeta o cérebro; os sinais e sintomas da doença; como reconhecer se uma pessoa está tendo um AVC; quais as ações devem ser realizadas caso presencie uma pessoa tendo um AVC; e o número do Samu e a urgência que a pessoa deve ser atendida. O conteúdo deve ser adaptado à idade, com informações claras e de fácil compreensão.

“Portanto, aprovar um projeto de lei que proporcione a difusão desses conhecimentos é uma responsabilidade que todos devemos assumir e incentivar, como forma de criar uma cultura de segurança preventiva em nossa sociedade”, concluiu José de Arimateia.

Veja também

Moema Gramacho já demitiu mais de 1,6 mil servidores após derrota de outubro em Lauro de Freitas, diz jornal

A gestão da prefeita Moema Gramacho (PT) demitiu ao menos 1.666 pessoas relacionadas a cargos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!