quarta-feira 25 de dezembro de 2024
Home / DESTAQUE / Deputado quer fechar Zoológico de Salvador
domingo 17 de março de 2019 às 12:07h

Deputado quer fechar Zoológico de Salvador

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O deputado estadual Marcell Moraes (PSDB) voltou a cobrar o fechamento do Zoológico de Salvador depois da morte de um hipopótamo no espaço. Segundo informações recebidas pelo Acesse Política, funcionários afirmaram que o animal morreu devido a idade avançada.

O parlamentar é autor de um projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) que, se aprovado e sancionado, proibirá a implantação de zoológico no estado.

História do Zoológico de Salvador

Em plena área urbana, o Zoológico de Salvador é considerado um centro de referência na preservação dos animais silvestres ameaçados de extinção e pertencentes à fauna brasileira. Hoje, o Zoo mantêm sob seus cuidados 1.629 animais, divididos em 158 espécies (84 espécies de aves, 40 espécies de mamíferos e 34 de répteis) e dessas, 92,4% são brasileiras.

Resultado de imagem para Zoológico de Salvador

Dentre as 158 espécies, 34 delas estão ameaçadas de extinção em seu ambiente natural. Desde 2007, o Zoo prioriza a conservação e promove pesquisas científicas com espécies silvestres da fauna e da flora nacional, com ações em cativeiro, além de programas de educação ambiental associados ao lazer e ao entretenimento.

O Zoo conta com uma clínica veterinária, museu, setores de nutrição, botânica, educação ambiental, pesquisa e conservação, além da quarentena, local que abriga os animais em tratamento de saúde e os recém-chegados.

Resultado de imagem para Zoológico de Salvador

O Zoológico de Salvador começa a ser construído no século XIX, quando o suíço Frederico Meuron recebe a Fazenda Areia Preta (antigo nome do bairro de Ondina) como indenização pelas perdas na Batalha de Pirajá. Passados alguns anos, Frederico muda-se para o Solar do Unhão e a fazenda entra em um longo processo de abandono.

Até que Francisco Ariane implanta uma locomotiva que partia do Campo Grande em direção ao Rio Vermelho. Nesta mesma época, começam algumas atividades zoobotânicas nas proximidades e, depois, é construído um orquidário no Parque de Ondina.

Resultado de imagem para Zoológico de Salvador

Aproveitando a topografia favorável do antigo sítio e a beleza da paisagem ao redor, em 1958 através do Decreto Estadual nº. 17.481 é inaugurado o Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, atendendo aos desejos da população soteropolitana e atraindo milhares de turistas ao longo dos anos.

Hoje, o Parque está vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia – SEMA. Sua área verde é de aproximadamente 250.000 m², devido à incorporação do remanescente secundário de Mata Atlântica, conhecido como Mata do Zoo. Este cenário de grande beleza natural pode ser visto pelo visitante ao circular pelos 3.000 m de pista de passeio do parque.

Resultado de imagem para fechamento do Zoológico de Salvador
Milhares de família levam nos fins de semana seus filhos ao Zoológico de Salvador por ser gratuito 

“Mais um prisioneiro que não teve a oportunidade de viver em liberdade no seu habitat natural. Viveu única e exclusivamente com objetivo de atrair pessoas atrás das “vitrines”… Os animais não cometeram crime algum para terem pena perpétua, isso é uma total falta de respeito com todos que vivem nessas condições”, disse o legislador.

Veja também

Novo presidente do TCU quer ofensiva contra subsídios do governo; setor elétrico está no alvo

Novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo chega ao cargo disposto a fazer …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!