“São 25 mil pessoas que circulam por dia aqui dentro. Todo mundo se abraçando, se cumprimentando, trocando beijos”, diz o parlamentar
Presidente da Frente Parlamentar da Medicina, o deputado e cirurgião Hiran Gonçalves (PP-RR) está convencido do risco do crescimento do coronavírus no Brasil, em especial em Brasília.
Na reunião de líderes nesta última terça-feira (10), o deputado alertou, segundo a coluna Radar da revista Veja, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), da necessidade do fechamento do Congresso Nacional se a capital viver um surto da doença.
“São 25 mil pessoas que circulam por dia aqui dentro. Todo mundo se abraçando, se cumprimentando, trocando beijos. Muito próximo. O risco de contaminação é considerável” – disse Hiran Gonçalves ao Radar.
“Se tiver um surto viral em Brasília, a não tem outra saída. É suspender os trabalhos e fechar o Congresso por um tempo”.
Conforme a publicação, o deputado integra o grupo que discute o coronavírus na Câmara e esteve ontem com o ministro Henrique Mandetta, que falou do aumento vertical da doença que vem por aí.
“Estamos saindo do Carnaval, onde com certeza ocorreu a incubação do vírus”, disse.
O deputado afirmou ainda na coluna que a classe médica pediu ao governo que suspenda a exportação de equipamentos como máscaras e luvas, que já estão em falta em hospitais para realização de cirurgias. E que o preço desses produtos encareceu muito. Segundo ele, uma máscara de R$ 0,90 para R$$ 11 a unidade.