quarta-feira 22 de janeiro de 2025
Deputado Vicentinho Júnior. - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Home / NOTÍCIAS / Deputado quer alterar Lei das Estatais para impedir BNDES de emprestar para países devedores
quarta-feira 25 de janeiro de 2023 às 08:02h

Deputado quer alterar Lei das Estatais para impedir BNDES de emprestar para países devedores

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O deputado federal Vicentinho Júnior (PP-TO) irá apresentar um projeto de lei (PL) na Câmara dos Deputados para alterar a Lei das Estatais 13.303/2016, para que o BNDES só realize empréstimos para os demais países, mediante a apresentação de um calendário que comprove o andamento das obras de infraestrutura no Brasil.

A manifestação do parlamentar foi motivada pelas declarações do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em sua primeira viagem internacional, sobre criar condições para financiar, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o gasoduto na Argentina.

“Algum economista do novo governo pode me explicar como essa conta vai fechar? Falta dinheiro para investir internamente, sobra dinheiro para nos abraçarmos com países falidos como a Argentina, Cuba e Venezuela. Quero ver onde isso vai parar!”, disse. “Os países que estão em débito com o BNDES, com o Brasil, ficarão impedidos de pegar novos empréstimos como qualquer outro cidadão ou entidade.”

Para o parlamentar, tal posicionamento não se trata de ser oposição ao governo, ou tampouco não querer o desenvolvimento dos países vizinhos, mas é questão de bom senso.

“Não faz sentido investirmos fora, sem antes cuidarmos daqui! Dinheiro é como cobertor curto, ou cobre a cabeça, ou cobre os pés. Lembro ainda que, em outros tempos, foram esses empréstimos externos os objetos de grandes escândalos no Brasil “, concluiu.

Veja também

Veja 25 profissões que estão em alta em 2025; cargos mais procurados

O mercado de trabalho para 2025 apresenta novas tendências, com uma alta quantidade de profissões …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!