O deputado Tiago Correia (PSDB) defendeu a implantação na Bahia de banco de dados sanitário, fornecendo a cada cidadão um cartão eletrônico de vacinação.
Em indicação enviada ao governador Rui Costa, Tiago observou que o uso dos cartões gráficos de vacinação tem trazido diversos problemas devido à sua fragilidade. “Muitas vezes existem a danificação ou a perda dos cartões gráficos”, lembrou ele, no documento apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
Ele lembrou que, devido a inutilização ou perda dos cartões gráficos, eleva-se o gasto com novos cartões, gerando prejuízos financeiros aos cofres públicos. “Devido a inutilização dos cartões gráficos perde-se todo o histórico de vacinações, comprometendo a saúde da população, pela falta de controle Sanitário, fazendo com que, muitas vezes vacinas sejam aplicadas inadequadamente, perdendo o momento correto da aplicação, ou aplicando doses repetidas”,
Para ele, com o controle das vacinas em banco de dados eletrônico, outros problemas podem serem evitados, a exemplo de mudança de endereço (município ou estado), dados ilegíveis. “As informações contidas no cartão eletrônico de vacinação fornecerão aos órgãos de controle a real situação sanitária de toda a população do estado”, concluiu ele.