segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Ascom/AL-BA
Home / POLÍTICA / Deputado propõe na AL-BA projeto que estimula empresários a contribuírem com a saúde pública
quarta-feira 29 de abril de 2020 às 07:26h

Deputado propõe na AL-BA projeto que estimula empresários a contribuírem com a saúde pública

POLÍTICA


O deputado estadual Marcelo Veiga (PSB) deu entrada, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), em um projeto de lei que cria o programa Empresa Solidária. A ideia é estimular empresários a contribuírem com a rede pública de saúde fornecendo remédios, equipamentos e até ações de reformas e ampliações de unidades de saúde do estado. Ao justificar a proposição, o parlamentar argumentou: “é um momento difícil e temos de inovar. Temos que criar meios para ajudar. Com a ajuda das empresas, por meio de um programa, a população teria ainda mais atenção do governo estadual e, consequentemente, dos municipais”.

Caso seja aprovado pelo Legislativo e sancionado pelo governador Rui Costa, o projeto seria coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), que receberia as contribuições, através de assinatura de Termo de Parceria com as empresas participantes. Somente poderiam contribuir com o Empresa Solidária pessoas físicas ou jurídicas sem débito fiscal com a Fazenda.

“Seria um programa bem estruturado, com a Sesab enviando bimensalmente ao Conselho de Saúde um relatório dos termos firmados”, esclareceu o parlamentar, lembrando que seriam doados materiais hospitalares, medicamentos, além da realização de obras de manutenção, conservação, reforma e ampliação das unidades da saúde estadual. “Essas doações atenderão a demanda de bens, insumos e serviços, consoante as licitações ou continuidade de contratos administrativos vigentes”, descreveu Veiga, na justificativa da proposta.

O projeto de lei permite a publicidade e propaganda dos doadores e determina que obras de manutenção, conservação, reforma e ampliação atenderão a procedimentos licitatórios e projetos de engenharia definidos pelos órgãos e unidades subordinados à Sesab. Ele considera que estas ações seriam de fundamental importância e adianta que “as pessoas jurídicas cooperantes poderão divulgar, com fins promocionais e publicitários, as ações praticadas em benefício da unidade de saúde adotada”.

O autor da proposta de lei também salienta que o poder público não terá ônus de nenhuma natureza. “É uma forma de abrir para as empresas poderem ajudar mais ao governo estadual neste momento tão difícil”, completou.

Veja também

“Me preparando para essa nova tarefa”, diz vereador Augusto Vasconcelos sobre ser secretário do governo da Bahia

O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) se prepara para um novo desafio na política. A partir …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!