O deputado Marcinho Oliveira (União Brasil) protocolou Projeto de Resolução, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), propondo a concessão do Título de Cidadão Baiano ao atual ministro do Turismo, Celso Sabino de Oliveira.
Na proposição, o democrata expôs a trajetória profissional de Celso Sabino de Oliveira, nascido em Belém do Pará, advogado, administrador e auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado do Pará e, atualmente, ministro do Turismo. Iniciou sua vida política no ano de 2010 quando se elegeu deputado estadual suplente, assumindo o cargo no ano seguinte. Na mesma legislatura, foi nomeado secretário estadual na Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) no Estado do Pará.
Celso Sabino também foi presidente do Imetropará, deputado estadual eleito para a legislatura de 2015-2018 e deputado federal, em 2024, cargo do qual se licenciou, ao ser nomeado ministro do Turismo.
Esforços
Na justificativa da proposição, Marcinho destacou dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontam um crescimento de 11,4% do turismo na Bahia, no ano de 2023, “ficando acima da média nacional, registrando o maior desempenho do estado na série anual histórica iniciada no ano de 2011”, disse.
Os números, segundo o legislador devem-se, também, aos esforços empenhados por Celso Sabino para atrair investimentos direcionados ao desenvolvimento do turismo no Estado da Bahia.
Marcinho destacou, ainda, a luta do ministro para trazer novos voos para a Bahia, além de ajudar no retorno dos voos que foram desviados do Estado para outras regiões.
“À vista disso, empresas, hotéis e resorts vêm instalando-se no Estado gerando muitos novos empregos resultando, assim, em renda e desenvolvimento econômico. Dessa forma, é um esforço do Ministro do Turismo fazer do Estado da Bahia, novamente, um polo de atrativo turístico para o mundo, além de trabalhar para trazer recursos e investimentos em infraestrutura”, afirmou.