terça-feira 19 de novembro de 2024
Deputado Laerte do Vando (PSC) Foto: Juliana Andrade/Agência AL-BA
Home / NOTÍCIAS / Deputado propõe na AL-BA Comenda 2 de Julho ao tenente-coronel Paulo Cabral
sábado 10 de junho de 2023 às 18:27h

Deputado propõe na AL-BA Comenda 2 de Julho ao tenente-coronel Paulo Cabral

NOTÍCIAS


O deputado estadual Laerte do Vando (PSC) apresentou um projeto de resolução para conceder a Comenda 2 de Julho ao tenente-coronel da Polícia Militar Paulo Cézar Souza Cabral, pelos serviços prestados à comunidade baiana em prol da segurança pública do Estado da Bahia.

Natural de Salvador, Paulo Cézar Souza Cabral nasceu em 31 de agosto de 1966 em Paripe, no Subúrbio Ferroviário. Ainda moço teve acesso a uma formação militar através de seus estudos no Colégio da Polícia Militar, tradicional unidade educativa localizada no bairro do Dendezeiros. “O tenente-coronel Paulo Cézar foi o primeiro aluno oficial a realizar curso técnico no Estado, a convite do governador de São Paulo, em razão das pesquisas avançadas em Gerenciamento de Crises. Após concluir o primeiro e segundo graus ingressou na Faculdade Visconde de Cairu onde se formou em Ciências Contábeis”, contou o deputado.

Segundo Laerte do Vando, esse foi apenas um período de transição. Em seguida, o homenageado se formou como oficial da PM em 1989, pela Academia da Polícia Militar, quando foi declarado aspirante a oficial no dia 6 de dezembro de 1989. Foi designado para servir na cidade de Alagoinhas, mas seis meses depois foi convocado para ser especialista de gerenciamento de crises no Batalhão de Choque, onde permaneceu por 15 anos.

Já na década de 90, o militar demonstrava interesse pela área de gerenciamento de crise, quando realizou um curso para a Alta Gerência na Secretaria de Segurança Pública do Paraná, em 1997.

Ele foi o responsável pela elaboração da Portaria da Segurança Pública de Gerenciamento de Crises da Bahia, e também contribuiu na elaboração do Termo de Cooperação Técnica em Conflitos Fundiário da União, Estado, Município, Ministério Público, Justiça Federal e Estadual. Seu conhecimento ajudou a formar a grade de currículo de gerenciamento de crises das Academias Militares, Civis em todo país, bem como em Guardas Municipais.

Pós-graduado em Gerenciamento de Crises pela Universidade Federal da Bahia (FBA), Paulo Cézar é especialista em Direitos Humanos, Segurança Pública, Gestão Estratégica da Segurança Pública e Mestre em Mediação de Conflitos também pela Ufba.

Paulo Cézar é autor do livro “O Sistema de Defesa Social: Aprendendo a Gerenciar Crises”. Com formação internacional no tema, possui certificação do Conselho Europeu em Criminologia. “Atualmente Coordenador de Mediação de Conflitos Fundiários do Estado da Bahia, cargo que assumiu desde 2012, o tenente-coronel se revela como um forte aliado nesse momento de iminente crise no setor agrário de todo país. Sabemos que o ruralismo carece de programas e políticas públicas que garantam estruturas socioeconômicas e leis atualizadas e assertivas acerca da distribuição e posse de terras e bens agrícolas para a população”, afirmou.

Veja também

Flávio Bolsonaro sobre plano contra Lula, Alckmin e Moraes: Pensar em matar alguém não é crime

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e senador, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), escreveu em seu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!