segunda-feira 27 de janeiro de 2025
Deputado estadual Matheus Ferreira (MDB) - Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Deputado propõe na AL-BA a criação do aplicativo de emergência 190 BA
sexta-feira 8 de novembro de 2024 às 09:18h

Deputado propõe na AL-BA a criação do aplicativo de emergência 190 BA

NOTÍCIAS


O deputado estadual Matheus Ferreira (MDB) sugeriu ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) a implementação do aplicativo 190 BA como uma plataforma oficial da Polícia Militar, disponível para toda a população da Bahia. A indicação, já protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), tem como objetivo permitir que cidadãos acionem a polícia em situações de emergência sem precisar realizar ligações telefônicas, oferecendo uma alternativa tecnológica para o registro de ocorrências.

No documento, Matheus Ferreira relembrou que o aplicativo foi originalmente anunciado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) em julho de 2020, sob a gestão do então secretário Maurício Barbosa, como um avanço inovador para o registro de ocorrências sem a necessidade de ligação para o número 190. A ferramenta permitiria também que vítimas, em algumas situações, evitassem deslocamentos a delegacias, com o registro sendo realizado digitalmente.

“Ocorre que, embora seja uma ferramenta bastante útil à população baiana, de fato o aplicativo 190 nunca chegou a funcionar efetivamente”, lamentou o parlamentar, destacando que isso frustrou a expectativa de quem contava com o recurso para facilitar o acesso ao serviço policial.

Ao justificar a proposta, o emedebista enfatizou ainda que a medida ajudaria a garantir o bem-estar dos cidadãos, ampliando a eficácia no atendimento a ocorrências e trazendo mais comodidade e segurança, especialmente em cenários onde fazer uma chamada telefônica poderia ser arriscado ou impraticável.

Veja também

O que esperar da troca de comando no Congresso com a eleição de sábado (1º)

No próximo sábado (1º), a partir das 11h, no Senado, e das 16h, na Câmara, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!