O deputado estadual Jacó Lula da Silva (PT) defendeu a criação do Sistema de Comunicação e Cadastro de Pessoas Desaparecidas do Estado da Bahia (SISCCPD). Segundo o parlamentar, que apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), um projeto de lei que versa sobre a matéria, o objetivo é promover a divulgação de imagens das pessoas desaparecidas em espetáculos artísticos, culturais e desportivos, a cada evento. Para o petista, a estratégia será positiva para ajudar a localizar desaparecidos.
“Diariamente assistimos o sofrimento de centenas de famílias baianas que têm seus entes queridos desaparecidos e a busca incessante para sua localização. O PL ampliará os instrumentos para resolução deste grave problema”, justificou.
Ainda conforme o PL, será atribuição da Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia (Secom-BA) a definição de critérios e a forma para implementação do SISCCPD. A iniciativa vai reforçar mecanismos já existentes para a identificação e localização de pessoas desaparecidas. Em 2020, por exemplo, o Ministério Público estadual lançou um site onde as pessoas podem enviar informações sobre desaparecidos. Além dele, na Bahia, o Disque Denúncia funciona em parceria com a Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP) de modo a divulgar boletins diários acerca do desaparecimento de pessoas no Estado.