O presidente do Vitória, Fábio Mota, pode receber a Comenda Dois de Julho, maior honraria entregue pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A proposta foi apresentada nesta terça-feira (14) pelo deputado estadual Luciano Simões Filho (União Brasil) e ocorre após o clube conquistar, no último final de semana, o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro.
A homenagem a Mota, defende o parlamentar, se deve em “reconhecimento à sua trajetória de vida”. Com vasta experiência no setor público, Fábio Mota assumiu o Vitória no ano passado e levou a equipe da Série C para a B. Em 2023, o Leão lidera a segunda divisão e está próximo de conquistar o título da competição, o que pode acontecer já nesta terça-feira caso o Criciúma não vença o Guarani, em Campinas.
“Ele é formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal, Advogado, historiador e pecuarista com pós-graduação em processo civil. Atuou como advogado na Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), além da prestação de serviço de consultoria jurídica no setor privado”, diz Luciano.
O parlamentar ainda lembrou que Fabio Mota foi presidente da Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (LIMPURB) em 2006, Secretário Municipal de Serviços Públicos (SESP) entre 2007 e 2011, Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo entre 2011 e 2014; e Secretário de Urbanismo e Transporte em 2014. Foi também secretário municipal de Mobilidade de Salvador.