O deputado José de Arimateia (Republicanos) propôs que a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) homenageie a vereadora Ireuda Silva, correligionária do proponente, com a Comenda 2 de Julho, por relevantes serviços prestados ao Estado. Natural de Feira de Santana, ela é mãe, empresária, palestrante, ativista social, vereadora de Salvador e, “como todas as mulheres negras baianas e brasileiras, convive diariamente com as dificuldades de uma sociedade marcada pela discriminação racial e de gênero”.
Ireuda realizou diversas palestras motivacionais e, durante 15 anos, foi coordenadora de Programação da TV Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus). O parlamentar informa que a homenageada tem se dedicado à realização de ações “para promoção da autoestima e a autoafirmação da mulher”.
Atualmente, ela se divide entre a vida cristã e a pública, tendo sido eleita vereadora de Salvador com 11.888 votos. Na Câmara Municipal, atua como presidente das Comissões de Defesa dos Direitos da Mulher e Assistência Social, é vice-presidente da Comissão de Reparação; integra, como titular, a Comissão de Direitos do Cidadão e, como suplente, a comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência.
Conhecida “por seu jeito simples, porém firme e confiante”, Ireuda Silva tem como principal bandeira “a defesa dos direitos de setores sociais menos favorecidos”, sobretudo no que tange às mulheres e aos negros, bem como a questões de desigualdade social e saúde pública.