O deputado estadual Soldado Prisco (PSC) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o Projeto de Resolução nº 2.290/2020para homenagear o soldado PM Cristiano Santana Costa com a Comenda 2 de Julho, nos termos da Resolução nº 1.271 de 5 de novembro de 1998 e do Art.127, III, do Regimento Interno da Assembleia Legislativa. Caso seja aprovada em votação secreta pelo plenário, a honraria deverá ser entregue em sessão solene.
A proposição, protocolada na Secretaria Geral da Mesa no dia 27 de agosto, revela atos do soldado Costa, como é conhecido pela tropa. Ele “alcançou nos últimos dias um marco de bravura em ato de salvatagem de uma cidadã baiana, doando-se sem titubear ao seu mister de ‘vidas salvar’, evitando que a vítima cometesse suicídio”, conta o parlamentar.
Pai do pequeno Benjamim e companheiro de Ana Paula, o soldado Costa é lotado na 19ª CIPM de Paripe e está na corporação desde 2017. “No dia 2 de novembro de 2019, SD Costa, em mais um ato de bravura em sua carreira policial militar, se lançou, com toda técnica e perícia, no Dique do Tororó, para resgatar uma senhora, potencial vítima de suicídio”, descreve Prisco, lembrando que o militar finalizou “a ocorrência com resultado extremamente positivo resguardando a integridade de todos os envolvidos na situação”.
“Sinto-me imensamente feliz e honrado em prestar-lhe essa homenagem”, declarou o deputado, para quem o soldado, “através do seu comprometimento e profissionalismo, vem prestando excepcional serviço à comunidade baiana”. Cristiano Santana Costa é natural de Salvador, filho de Macário Martins Costa Neto e de Angela Maria Oliveira Santana.