25% das cidades brasileiras apresenta um coquetel com diferentes agrotóxicos misturados à água
Um projeto de Lei de iniciativa do deputado estadual Marcelino Galo (PT), estabelece a obrigatoriedade da análise da água consumida pelos baianos e sob o domínio estadual para detecção da presença de agrotóxicos. A iniciativa tomou como base uma reportagem divulgada pelo site Repórter Brasil que mostrou que 1 em cada 4 cidades brasileiras apresenta um coquetel com diferentes agrotóxicos misturados à água. Só na Bahia, 271 cidades têm água contaminada por veneno.
“O Estado pode e deve estabelecer uma legislação própria para garantir a transparência numa questão tão essencial como a proteção à vida. Não podem os interesses econômicos de grupos poderosos se sobreporem à vida de milhões de baianos, que todos os dias utilizam a rede de abastecimento de água em seus municípios. Por isso propomos este projeto e vamos trabalhar para que seja aprovado e a saúde das pessoas preservadas”, disse o deputado autor da proposta.
Projeto deverá passar pelas comissões de Constituição e Justiça; Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos; Saúde e Saneamento; Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público; e Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle).