De acordo com o parlamentar, o objetivo da proposta é criar uma política específica para a aviação regional e promover, dessa forma, o crescimento econômico, social e turístico da Bahia
O deputado estadual Marcinho Oliveira (União Brasil) encaminhou uma indicação ao governador Jerônimo Rodrigues, na qual defende a criação de um Plano de Aviação Regional para a Bahia. A proposta, já protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), foi encaminhada também ao secretário de Infraestrutura de Transporte, Energia e Comunicação, Sérgio Luís Lacerda de Brito.
De acordo com Marcinho, o objetivo da proposta é criar uma política específica para a aviação regional e promover, dessa forma, o crescimento econômico, social e turístico da Bahia. Ele lembrou que, durante reunião da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, representantes da companhia aérea Gol destacaram a urgência da Bahia pensar neste plano de aviação regional econômico e turístico do Estado.
“A elaboração do Plano de Aviação Regional também visa deixar a população baiana assistida com terminais de passageiros aeroportuários de qualidade, que atendam às necessidades da região”, observou o deputado.
Para ele, o exemplo a ser seguido é o Rio Grande do Sul, que já conta com um Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS), flexibilizando as formas de operação pelas companhias aéreas e reduzindo a alíquota sobre o combustível das aeronaves.
“O incentivo à aviação regional encurtará as distâncias do interior com a capital e outros estados, o que fará parte da agenda de desenvolvimento proposta pelo governo”, acrescentou o parlamentar. Na avaliação dele, com o plano, a população terá acesso a um atendimento aeroportuário mais efetivo e célere.
“A elaboração do Plano de Aviação Regional para a Bahia será um importante passo para o desenvolvimento econômico e social do estado, além de promover o turismo e oferecer mais comodidade à população”, concluiu.