No distrito de Hermelândia, no município de Canavieiras, cerca de 3,5 mil famílias levam uma vida desconectada do resto do mundo. O lugar é uma fenda no que se refere a tecnologia, sem sinal para o uso de aparelhos celulares, o que restringe as oportunidades de modo a isolar esses baianos na zona rural. Sensibilizado com a situação, o deputado estadual Tum (PSC) apresentou na Assembleia Legislativa, com endereçamento à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a implantação de antena/torre de telefonia móvel na localidade.
Segundo o parlamentar, o telefone celular é o principal meio de comunicação da atualidade. O dispositivo móvel possibilita a integração das pessoas em qualquer lugar do mundo. Além disso, Tum ressaltou que as pessoas almejam ansiosamente a oferta do sinal.
Ainda de acordo com o deputado, apesar dos meios de comunicação serem cada vez mais diversificados, o telefone móvel continua sendo o que tem mais evidência, por proporcionar inúmeras utilidades, inclusive, a promoção do acesso às informações em tempo real. “Não é razoável a privação destas pessoas de um digno e eficaz meio de comunicação. Desse modo, é imprescindível que se faça a instalação do equipamento de telefonia. Precisamos promover a total acessibilidade às diversas localidades que ainda não contam com essa importante infraestrutura”, argumentou.
Tum destaca como beneficiadas da instalação do equipamento as comunidades de Lagos, Cardoso, Km30 e Juerana, que são abrangidas pelo distrito de Hermelândia, em um raio de até 30 km² no município baiano de Canavieiras. “A telefonia móvel rural para o uso efetivo do celular promoverá acessibilidade entre localidades, o que acarretará facilidade de localização, de transações comerciais e da própria autonomia dos povoados que venham a ser beneficiários”, concluiu.