O deputado estadual Zé Raimundo (PT) apresentou uma indicação direcionada ao governador Rui Costa, ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nelson Leal, aos reitores das Universidades Estaduais e órgãos da administração descentralizada do Governo do Estado, para que assumam o compromisso de analisarem as potencialidades e de definirem diretrizes e ações com vistas à elaboração de um calendário comemorativo à consecução dos festejos do bicentenário da Independência da Bahia.
O legislador explica que em 7 de setembro de 2022 será comemorado o bicentenário da independência do Brasil e, logo após, em 2 de julho de 1823, os 200 anos da expulsão das tropas militares portuguesas da Bahia. Portanto, explica o parlamentar, faltam, respectivamente, menos de três e quatro anos para essas efemérides.
Para o deputado, é preciso, desde já, estimular, planejar e mobilizar as instituições públicas, as organizações e movimentos sociais, além de personalidades e agentes civis, para efetivarem eventos comemorativos desses marcos cronológicos fundadores da nossa nacionalidade.
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) destaca que a Bahia é o único estado do país em que a independência é comemorada com ampla participação popular, “mas, no nosso caso, a referência é o 2 de julho, pois foi nessa data que o processo de tensões e conflitos chegou ao seu desfecho”.
O petista ressalta que para “nós, baianos-nordestinos, será uma oportunidade de revisitar o nosso passado, de examinar, difundir e propagar, de forma ampla e sistemática, os grandes feitos da nossa gente”. O deputado entende também que é um momento para corrigir e revisar as distorções de interpretações desse passado “que ocultam e silenciam a participação efetiva dos diversos sujeitos sociais e de seus projetos para a libertação da nossa pátria dos mais de três séculos de colonização”, encerrou Zé Raimundo.