O deputado estadual Jacó (PT) classificou como “covarde” a ação dos grileiros que ameaçaram o povo tupinambá da Aldeia Taquari, em Eunápolis, Extremo Sul da Bahia. Após assistir ao vídeo-denúncia, o parlamentar pediu que as Secretarias de Justiça (SJDHDS) e Segurança Pública (SSP) e o Ministério Público identifiquem o homem que assume já ter invadido terras devolutas e propõe à comunidade indígena a troca do espaço por outro.
“É lamentável ver a forma como os nossos indígenas, populações originárias do país, são tratadas por um sujeito que nem fazendeiro é, que faz ameaça sem medo, e ainda manda recado que ‘o bambu vai gemer’, que quatro já morreram ali depois que ele chegou. É uma turma que se sente confortável e segura, com certeza em função das posturas do Governo Federal”, afirmou Jacó.
No vídeo, o Cacique Juvenal Tupinambá aparece rodeado de outras lideranças da Aldeia Taquari, localizada em Eunapólis, município do Extremo Sul da Bahia, e diz que só sairá das terras com decisão da Justiça.