O deputado estadual Aderbal Caldas (PP) subiu na tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nesta última terça-feira (26) para pedir união dos colegas em prol do Estaleiro Enseada entre Salinas e São Roque.
O local na foz do rio Paraguaçu, município de Maragogipe, foi selecionado com outros três concorrentes de Santa Catarina, Pernambuco e São Paulo, para participar de um projeto capitaneado pela Marinha do Brasil, visando a construção de quatro navios tipo Corveta, classe Tamandaré.
O investimento previsto para a construção dos navios é de U$ 1,8 bilhão, que correspondem até R$ 7 bilhões, aproximadamente, e a geração de 2,5 empregos diretos e 5 mil empregos indiretos.
Para que o estaleiro baiano seja contemplado, Caldas destacou que é primordial a união dos parlamentares baianos, independente de partido político ou ideologia, com objetivo de fortalecer o Poder Executivo. A ação pretende conduzir, com boa gestão, as preliminares do projeto, momento que antecede a licitação propriamente dita.
Diante da possibilidade de faturar a licitação, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) também foi convocada pelo deputado para agregar forças.