A deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) defendeu, em indicação enviada ao governador Jerônimo Rodrigues, a criação do Comando de Policiamento Regional Litoral Norte e Agreste Baiano. A solicitação, já protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), tem como finalidade redimensionar o Comando de Policiamento Regional Leste, a fim de atender às necessidades da população dessas regiões.
“A sociedade baiana, atualmente, tem se submetido a constantes mudanças de ordem social, econômica e cultural, que afetam de forma substancial a vida de todos os cidadãos, o que impõe ao governo a adoção de medidas estruturais na segurança pública, de modo a atender as necessidades do seu povo”, argumentou a deputada, ao justificar a medida.
Ludmilla explicou ainda que a indicação visa redimensionar o Comando de Policiamento Regional Leste, e atender melhor os territórios de identidade Litoral Norte e Agreste Baiano. Segundo ela, essa mudança estrutural no Comando de Policiamento Regional Leste não diz respeito aos aspectos técnicos e orçamentários, mas tem a finalidade de atender às necessidades da sua população.
“Veja-se que o Comando do Policiamento da Região Leste atende 100 municípios, com mais de 3 milhões de habitantes que abrangendo uma área geográfica de 73.400 km2, com problemas que repercutem nas áreas sociais, políticas, econômicas e culturais, além do crescimento populacional, via de regra, do crime e da violência, que lhes impõem uma sobrecarga de trabalho, de logística e ações”, acrescentou.
De acordo com a deputada, a sede do Comando de Policiamento Regional Litoral Norte e Agreste Baiano deve ficar centralizada na cidade de Alagoinhas, Bahia. Ludmilla salientou ainda que o território está situado numa região de características transitórias, que vai do Litoral Norte até o Agreste Baiano, composto pelos municípios de Acajutiba, Alagoinhas, Aporá, Araçás, Aramari, Cardeal da Silva, Catu, Conde, Crisópolis, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe, Itanagra, Itapicuru, Jandaíra, Olindina, Ouriçangas, Pedrão, Rio Real e Sátiro Dias.