O deputado estadual Cafu Barreto (PSD) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), indicação ao governo estadual para implementar medidas emergenciais devido à condição “persistente e severa” de estiagem que tem afetado as atividades agrícolas nas macrorregiões e microrregiões de Irecê. O documento foi endereçado ao governador Jerônimo Rodrigues e enumera sugestões específicas para mitigar os efeitos climáticos, aliviar as adversidades e promover um desenvolvimento sustentável a longo prazo no setor agrícola.
Dentre outras medidas para minimizar os impactos da seca, o parlamentar sugere a abertura de linhas de crédito especiais, destinadas aos produtores rurais; incentivo à adoção de práticas agrícolas sustentáveis, visando preservar os recursos hídricos; fortalecimento dos serviços de assistência técnica, com suporte especializado; criação de centros de excelência e pesquisa agrícola nos territórios de identidade; e parcerias entre instituições educacionais e organizações de pesquisa.
Na justificativa da solicitação, o pessedista contextualiza que a Bahia é marcada pelo bioma Caatinga, acrescentando que “a prolongada estiagem tem exercido uma pressão significativa sobre os recursos hídricos da região de Irecê, comprometendo diretamente as atividades agrícolas e a subsistência de muitos municípios”. O legislador explica também que, além da falta de chuvas, algumas regiões têm sofrido com as altas temperaturas, fenômeno que aumenta a evaporação e diminui a reserva de água nos açudes, lagoas e barragens. “Diante deste cenário, é imperativo que ações sejam tomadas pelo Governo do Estado para apoiar os produtores rurais, durante este período desafiador”, concluiu o deputado Cafu Barreto.